quarta-feira, 18 de abril de 2012
Lixo eletrônico: uma montanha de problemas
terça-feira, 17 de abril de 2012
Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes
A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas o que a ONU alerta agora é para a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso. Para Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma, Brasil, México, Índia e China serão os países mais afetados pelo lixo, enfrentando "crescentes danos ambientais e problemas de saúde pública".

Os 10 países que mais produzem lixo eletrônico:
quinta-feira, 12 de abril de 2012
lixo eletronico em guarapuava
O projeto Lixo Eletrônico Guarapuava foi apresentado na UNICAMP – Universidade de Campinas – para os calouros 2011.
A exposição, feita por Renata Nizer, sócia da agencia i9 e uma das coordenadoras do projeto, despertou nos recém acadêmicos o interesse para assuntos ambientais e sociais, independente da área que deverão atuar.
Alem do projeto Lixo Eletrônico Guarapuava, a coordenação do Trote Solidario, da UNICAMP, levou outros palestrantes para falar sobre praticas que envolvem o Lixo Eletronico. Uma exposição com artistas, empresas e outras iniciativas que mostram um destino diferente, também puderam ser apreciados pelos alunos.
saiba mais em :
http://www.lixoeletronicoguarapuava.com.br/2011/04/18/projeto-lixo-eletronico-guarapuava-e-apresentado-na-unicamp/
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Saúde e Meio Ambiente: as ameaças dos resíduos eletrônicos

A Revista Eletronica de Jornalismo Cientifico elaborou um conciso artigo sobre a questão ambiental do lixo eletrônico, enumerando os principais desafios que enfrentamos na área. Vale a pena ressaltar a listagem das principais substâncias tóxicas encontradas nos resíduos eletrônicos, formas de contaminação e efeitos na saúde humana.
Sem querer ser apocalíptico, a destinação inadequada dos mais diversos tipos de eletrônicos condena as populações do entorno das áreas de lixões e corpos d´água contaminados por esses resíduos a essas doenças apontadas no quadro do artigo. Há de se lembrar que os mesmo os aterros de lixo doméstico não estão licenciados para receber um resíduo tóxico como o eletrônico.
O artigo ainda alerta, com bons argumentos científicos, para a velha máxima: o caminho para a sustentabilidade dos eletrônicos é reduzir, triar os equipamentos, reutilizar, reciclar e reparar.
saiba mais em
http://lixoeletronico.org/blog/saude-e-meio-ambiente-ameacas-dos-residuos-eletronicos
terça-feira, 10 de abril de 2012
O que fazer com o lixo eletrônico?
Estamos falando do lixo que jogamos fora de nossa casa quando não serve mais são eles como computadores, celulares, rádios, televisores e muitos outros que não vão mais ter utilidade em nossa casa e esses se você não souber o que fazer vai acabar deixando em sua casa para ocupar espaços ou se não vai jogar em locais indevidos, quando esses lixos entram em contato com o solo provavelmente podem causar grandes estragos principalmente porque são produzidos com substâncias nocivas. A modernização de aparelhos está crescendo cada vez mais e você pode notar que não chega nem a comprar um aparelho e um mês depois já tem um melhor e mais novo que o seu a venda, o problema é que com essa grande frota de produtos sendo feitos a reciclagem ainda é muito pouca, ou seja, quase nada sai da casa das pessoas e vai para locais apropriados para que seja refeito algo então normalmente encontramos pilhas e pedaços de eletrodomésticos jogados em terrenos baldios e até mesmo nas ruas, com o passar do tempo esses produtos podem ir parar em bocas de bueiros poluindo as águas que estamos acostumados a tomar diariamente. Para você reciclar esses aparelhos eletrônicos o certo é que procure por locais em sua cidade que ofereçam este trabalho e normalmente o local onde se compram sucatas poderá te informar onde esse lixo pode ser jogado em sua cidade, não deixe par apensar nisso depois se não logo verá em sua residência não terá mais onde colocar esses equipamentos.